Participa: envia criticas, sugestões, denuncias, fotos, historia, etc...

VARGEMONDAR07@gmail.com

sábado, 10 de novembro de 2007

Uma pequena história do bairro

Varge Mondar, poder-se-a dizer que nasceu de uma forma clandestina em meados dos anos 70 tratava-se de uma pequena aldeia rural/operária construída em torno de pequenos terrenos de cultivo e da fábrica de tabaco propriedade da Tabaqueira Nacional. Com o crescimento da indústria do tabaco, a fábrica cresceu alimentando um sem numero de pequenas indústrias que se sediaram no concelho de Sintra assim como os seus trabalhadores.
Com o crescimento populacional vem o crescimento urbano, e com o crescimento urbano vêm o investimento imobiliário por parte dos construtores.
Em meados dos anos 90 aproveitando a recessão que se deu na agricultura na zona de Sintra, uma grande quantidade de terrenos agrícolas de pequenos proprietários são urbanizados passando à construção de um bairro de prédios e pequenas moradias, prédios estes com uma estética semelhante para todos os edifícios.
Quanto às casas construídas ao longo de anos por pessoas simples que à medida que juntavam algum dinheiro iam construindo mais uma divisão no seu projecto de vida não se pode pedir mais do que são: Um reflexo disso mesmo. Daí as casa muitas vezes terem o seu nome bem inscrito na sua fachada principal.

Sem comentários: